Você sabe qual é a diferença entre a segurança orgânica e privada? Nesta dica abordaremos sobre as características e diferenças das duas e saiba como e onde cada uma deve ser utilizada

A Segurança orgânica basicamente a contratação de um segurança por uma empresa de forma direta. Nesse formato  a segurança da empresa fica sobre a responsabilidade da própria compania e não de uma outra empresa (terceirizada). Na prática como a empresa não contratará uma terceirizada, o processo será contratar um profissional no regime CLT, sendo assim, esse profissional fará parte do quadro de funcionários daquela empresa.

Quais são as Responsabilidades legais?

Uma empresa opta pela segurança orgânica precisa estar ciente das responsabilidades legais que estará assumindo de que assume uma série de responsabilidades legais.  Para utilizar a segurança orgânica, a empresa precisa prestar contas diretamente à Polícia Federal e a outros órgãos reguladores, que a profissão exige. Além disso, fica a cargo da organização também:

  • Inclusão de dados no GESP (Gestão de Eventos de Segurança Privada);
  • A escolha deste profissional, processo seletivo e checagem de sua atuação no mercado;
  • A formação/reciclagem do vigilante e obtenção de CNV;
  • A autorização para serviços orgânicos de vigilância patrimonial que é revista anualmente pelo Ministério da Justiça. Sendo assim, qualquer inconsistência no processo de revisão pode gerar atrasos ou multas ou em casos mais graves, impedir a renovação dos serviços.
  • Aquisição e registro de armamento, além de indicar um gestor para responder por todos estes procedimentos junto à Policia Federal.

Terceirizar a segurança da empresa é o melhor ?

Sim. Quando se contrata uma empresa para gerenciar a segurança da empresa, estas mesmas são especialistas e aptas para fazer a seleção dos melhores profissionais e executar todas as atividades que lhe cabem. Além disso, são responsáveis pela seleção, treinamento, aperfeiçoamento e reciclagem dos profissionais que são escolhidos estrategicamente para atender a demanda de cada cliente.